Anexo 3 - Cálculo dos objetos Invisíveis.
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Anexo 3 - Cálculo dos objetos Invisíveis.
ANEXO III - CÁLCULO DOS OBJETOS INVISÍVEIS
Trata-se de uma dinâmica aplicada à introdução dos estudos das equações do primeiro grau. Para realizar esta dinâmica se faz uso de uma balança de pratos e objetos de formatos e massas iguais (sugestão: bolinhas de gude). Colocando-se certa quantidade de bolinhas em um dos pratos e no outro certa quantidade visível e outra quantidade envolta em material opaco de modo que não seja possível visualizar a quantidade lá existente. Nos recipientes opacos (que podem ser saquinhos de papel) é recomendável que se grafe letras para familiarizar a turma com o uso de letras para representar a quantidade desconhecida em uma equação.
Nos primeiros exemplos os desafios devem ser lançados com a balança em equilíbrio para que nos próximos, aumentando-se o grau de dificuldade possamos deixar a balança para ser equilibrada pelos próprios estudantes.
Posteriormente, no jogo, Balança das Equações os alunos poderão experimentar situações semelhantes em jogo virtual. Aproveitamos imagens do referido jogo para ilustrar uma situação possível nesta dinâmica.
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Todas estas situações dentre muitas outras podem ser representadas fisicamente, permitindo o trabalho de diversos conceitos, e o desenvolvimento de várias habilidades e competências.
Percebemos, por exemplo, que na situação 1, basta aplicar o princípio aditivo (lei das compensações) e resultado aparecerá. Na situação 2 precisamos aplicar o princípio multiplicativo. Na situação 3 já se faz necessário aplicar os dois princípios. Nas demais situações as balanças estão em desequilíbrio sendo necessário primeiro estabelecer o equilíbrio. Propositalmente invertemos a posição do valor desconhecido na situação 6 e anotamos diferentes letras em diferentes situações bem como exploramos a possibilidade de letras iguais com valores diferentes.
Trata-se de uma dinâmica aplicada à introdução dos estudos das equações do primeiro grau. Para realizar esta dinâmica se faz uso de uma balança de pratos e objetos de formatos e massas iguais (sugestão: bolinhas de gude). Colocando-se certa quantidade de bolinhas em um dos pratos e no outro certa quantidade visível e outra quantidade envolta em material opaco de modo que não seja possível visualizar a quantidade lá existente. Nos recipientes opacos (que podem ser saquinhos de papel) é recomendável que se grafe letras para familiarizar a turma com o uso de letras para representar a quantidade desconhecida em uma equação.
Nos primeiros exemplos os desafios devem ser lançados com a balança em equilíbrio para que nos próximos, aumentando-se o grau de dificuldade possamos deixar a balança para ser equilibrada pelos próprios estudantes.
Posteriormente, no jogo, Balança das Equações os alunos poderão experimentar situações semelhantes em jogo virtual. Aproveitamos imagens do referido jogo para ilustrar uma situação possível nesta dinâmica.
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Todas estas situações dentre muitas outras podem ser representadas fisicamente, permitindo o trabalho de diversos conceitos, e o desenvolvimento de várias habilidades e competências.
Percebemos, por exemplo, que na situação 1, basta aplicar o princípio aditivo (lei das compensações) e resultado aparecerá. Na situação 2 precisamos aplicar o princípio multiplicativo. Na situação 3 já se faz necessário aplicar os dois princípios. Nas demais situações as balanças estão em desequilíbrio sendo necessário primeiro estabelecer o equilíbrio. Propositalmente invertemos a posição do valor desconhecido na situação 6 e anotamos diferentes letras em diferentes situações bem como exploramos a possibilidade de letras iguais com valores diferentes.
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