Aula SESI - Equação do 1º Grau

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula SESI - Equação do 1º Grau

Mensagem  Prof.Brandão em Ter Dez 27, 2016 11:57 am

PROCESSO SELETIVO - PROFESSOR SESI-SP - 2016



Prof. Manoel Aparecido Brandão








INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA
Equação do 1º Grau





Trabalho apresentado ao Comitê Examinador do Processo Seletivo de Professores do SESI, (Bebedouro-SP) como parte da terceira etapa do referido processo.












Bebedouro - SP, dezembro de 2016.






PROCESSO SELETIVO - PROFESSOR SESI-SP - 2016



Prof. Manoel Aparecido Brandão










ÁREA DE CONHECIMENTO- Matemática
TEMA CURRICULAR -  ÁLGEBRA
OBJETO DE APRENDIZAGEM - EQUAÇÃO DO 1º GRAU







Por que é importante aprender as velhas equações de x e y.


Alunos com maior destreza em conceitos abstratos resolvem com mais rapidez problemas do mundo real.
(Denise Drechsel, Gazeta do Povo [14/07/2016].


Apresentação


Exma. Sra. Débora Cristina Soares
D.D. - Diretora da Escola  SESI de Bebedouro - SP,  e,

Demais nobres componentes do Comitê Examinador do Processo Seletivo de Professores 01/2015.

O presente trabalho tem a finalidade de cumprir a exigência de apresentação de Plano de Aula como parte da terceira etapa do processo seletivo de professores desta renomada Instituição de Ensino.

Esclareço que o plano para as duas aulas de conformidade com as orientações do edital do concurso fazem parte de um plano de curso, que elaborei e venho pondo em prática nos últimos anos, sempre avaliando e revisado, na perspectiva Freiriana de que “Ninguém nasce professor, ou marcado para ser professor, o professor se faz na ação e na reflexão sobre sua ação.”

Confesso que tive certa dificuldade para resumir o plano vasto de modo que se  tornasse o mais adequado possível ao solicitado. Mas o fiz, não o melhor do mundo, mas o melhor que pude. Para tal senti a necessidade de fazer alguns anexos que espero não sejam impróprios, uma vez que não constam de vossas orientações.

Por fim, vos peço que se possível verifiquem os anexos do presente trabalho e ainda, se possível for, acessem a versão digital On-line do material que ora vos apresento impresso, onde as conexões com sites externos podem ser vistas e jogos podem ser experimentados. Este Plano se encontra em: http://matematicasemsegredo.forumeiros.com/t46-aula-sesi-equacao-do-1-grau#229

Nada mais havendo para o momento, aproveito a oportunidade para vos apresentar os meus elevados protestos  de respeito e admiração, pela maneira séria com que encaram a educação neste país onde poucos lhes dão o devido respeito e tratamento.



Atenciosamente,

Prof. Manoel Aparecido Brandão

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES, SESI - BEBEDOURO-SP

PLANO DE AULA

Prof. Manoel Brandão

1 . DURAÇÃO - Duas aulas sequenciais.

2 . PÚBLICO ALVO - Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental

3. CONTEÚDO -  Equação do Primeiro Grau. Introdução à Álgebra (Apresentação e Resolução)

4 .OBJETIVOS:
- Apresentar a Álgebra aos estudantes como algo simples, importante necessário,  possível e prazeroso de ser aprendido;
            - Promover o entendimento e desenvolver habilidades e competências para a resolução de equações pelo método de compensação, de  tal forma que ao final destas duas aulas , eles possam reconhecê-las em meio a outras sentenças matemáticas e sejam capazes de resolvê-las.
                       
5 . Desenvolvimento
5.1 - Mobilização

O professor já adentra à sala,  trazendo uma balança e um globo terrestre. Geralmente isso causa estranheza e indagações  que permitem iniciar um diálogo investigativo. Inicialmente devem ser feitas  perguntas que permitam sondar conhecimentos prévios. De maneira breve conta-se a história das equações citando alguns  problemas clássicos, como o Enxame (Ver anexo I) e A Idade de Diofanto.(Ver anexo II) Recomenda-se pedir a algum dos estudantes que leia a página 18 do livro Encontros de Primeiro Grau, aproveitando-se a oportunidade para propor a leitura integral do mesmo.
5.2 - Problematização

Dinâmicas e jogos, reais e virtuais farão parte desta etapa.




Dinâmica - Calculando Objetos invisíveis.

Usa-se de uma balança de pratos, objetos e massas iguais e recipientes opacos. A finalidade é usar a balança como instrumento para calcular o número de elementos ocultos (Detalhes anexo III).

b) Dinâmica - Magimática.

Adivinhando, idades, datas de nascimento e outros números por meio de equações.(Procedimentos, anexo IV)

c) Jogo -  Baralho das equações I

Com a finalidade de reconhecer equações do primeiro grau, joga-se e ganha quem primeiro conseguir ficar apenas com cartas que possuem equações do 1º grau. (Detalhes, anexo V)

d) Jogo -  Baralho das equações II

A finalidade agora, é entender o que significa resolver uma equação. Desafio: formar três pares de equações com suas respectivas respostas. (Detalhes, anexo VI)

e) Jogo on-line - Balança das Equações http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_Sella/index.html

O Jogo permite o desenvolvimento de um raciocínio completo acerca da resolução de equações do primeiro grau.(Detalhes, anexo VII)

5.3 - SISTEMATIZAÇÃO

Propõe-se uma roda de conversa, com autoavaliação dos estudantes  e uma avaliação deles com relação a cada dinâmica. Sendo os principais pontos devidamente anotados na Ficha de acompanhamento do professor. (Anexo  VIII)
É momento para o professor que até agora, se comportou, como orientador, motivador  e facilitador. Exercitar mais uma vez a arte de perguntar para corrigir, formar e/ou reformar conceitos.






6 - AVALIAÇÃO

Neste momento, a avaliação se reveste do seu caráter formativo, despindo-se do viés classificatório que há de ser considerado, sem desconsiderar jamais o primeiro, mais adiante, quando o tema equações do primeiro grau estiver completo. Sendo assim, esta avaliação contempla não somente os avanços pedagógicos, matemáticos, mas   também os avanços comportamentais e  atitudinais, na esteira do aprender a ser, aprender aprender, aprender conviver e aprender fazer.
Para facilitar esta importante e difícil tarefa foi que adotamos a Ficha de Acompanhamento de Atividades. Durante toda a aula os alunos estarão sendo avaliados, sob os seguintes aspectos dentre outros:

Envolvimento com as atividades pessoais e  o grupais,
Nível Socialização (colaboração),
Assimilação do conteúdo,
Desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas e de convivência e trabalho em grupo.
























7 - REFERÊNCIAS


GOVERNO, do Estado do Paraná . Dia a Dia da Educação. Problema o Enxame, disp em:
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=26

GOVERNO, do  Estado de São Paulo. CURRÍCULO MAIS. Materiais didáticos on-line. Recursos Digitais Articulados com O Caderno do Aluno. Disponível em:
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/

GUELLI, Oscar. O MÁGICO DA MATEMÁTICA. Série: Contando Histórias de Matemática. Editora Ática, 2ª ed. São Paulo-SP - 1996

MIGUEL, Antonio e SELLA, Adilson. UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. JOGO BALANÇA DAS EQUAÇÕES. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_Sella/index.html

RAMOS, Luzia Faraco. ENCONTROS DE PRIMEIRO GRAU. Série A Descoberta da Matemática, Editora Ática , 6ª ed. São Paulo-SP - 1997.

SESI - Proposta Pedagógica no Ensino Fundamental. Disponível em:http://www.sesisp.org.br/educacao/ensino-fundamental/proposta-pedagogica-ensino-fundamental

SESI - Referenciais Curriculares da Rede Escolar SESI - SP. Disponível em:https://portalrh.sesisenaisp.org.br/arte/arquivos/editais/Referenciais.pdf

TAHAN, Malba. O HOMEM QUE CALCULAVA. Editora Record, 31ª Ed.Rio de Janeiro RJ - 1972. Disponível em: https://archive.org/stream/OHomemQueCalculava/o_homem_que_calculava_djvu.txt
avatar
Prof.Brandão

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 41
Localização : Viradouro - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum