MATEMÁTICA SEM SEGREDO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE

5 participantes

Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE

Mensagem  Prof.Brandão Qua Fev 08, 2012 4:29 pm

Olá pessoal,
Todos os trabalhos e pesquisas que fizermos será orientado e postado neste tópico, para que tudo fique organizado. Por favor não abram novos tópicos.

Grato,

Prof. Manoel Brandão


Última edição por Prof.Brandão em Sáb Fev 11, 2012 5:06 pm, editado 1 vez(es)
Prof.Brandão
Prof.Brandão

Mensagens : 63
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 47
Localização : Viradouro - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty OLHANDO O MUNDO POR SEUS ÂNGULOS

Mensagem  Prof.Brandão Qua Fev 08, 2012 4:38 pm

OLÁ ALUNOS DO 7º ANO,

Eis o primeiro trabalho do nosso fórum.

PROPOSTA:

Fazer um documentário fotográfico, com fotos tiradas pelos próprios alunos, mostrando os ângulos existentes na cultura e também na natureza.

OBJETIVO:

Aguçar a curiosidade dos alunos envolvidos para que vejam a presença da matemática e particularmente dos ângulos no nosso cotidiano.

DICAS: Você pode fotografar objetos, construções, automóveis, rios, árvores animais, etc. Após tiradas, as fotos cdevem ser salvas em uma pasta no seu computador. No mesmo PC você deve acessar o nosso fórum, responder a mensagem do último colega que tiver postado, comentar a foto dele e postar a sua destacando onde há ângulos e que tipo de ângulo você vê nele.

Para postar uma foto, primeiro você precisa hospedar essa foto. Para hospedar uma foto siga os passos:

1) Acesse o fórum
2) Procure o Item onde a foto deve ser postada
3) Abra uma janela de resposta POSTREPLY
4) Com a janela aberta click no ícone “HOSPEDAR IMAGEM” (Tem a foto de uma árvore e um disquete)
5) Será aberta uma pequena caixa de diálogo para você colocar o endereço do local onde está a foto no seu PC. Clique em procurar, escolha a foto, click duas vezes seguidas rapidamente ou selecione a foto e click abrir. O endereço da foto irá para a caixinha de diálogo, click finalmente em “host it”
6) Será aberto nesse momento uma nova página na internet http://post.imageshack.us/ (tem um sapinho)
7) Copie a URL da janelinha onde está escrito : “Fórum Thumbnail”
Cool Volte ao nosso fórum, (a janela de resposta ainda estará aberta) Click no Ícone “Imagem” e cole na janelinha a URL que você copiou. Pronto está feito o jogo!

A primeira imagem para começar a brincadeira é uma roseira do meu jardim, vejam que seus galhos formam vários ângulos. Se olhados internamente são ângulos agudos e externamente são ângulos obtusos.


[img]TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE 1009306.th[/img]

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE 1009306


Última edição por Prof.Brandão em Sáb Fev 11, 2012 5:29 pm, editado 2 vez(es)
Prof.Brandão
Prof.Brandão

Mensagens : 63
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 47
Localização : Viradouro - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty Re: TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE

Mensagem  gustavo abner Qui Fev 09, 2012 10:24 am

[img:52a2]https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/718/1002668p.jpg/]TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE 1002668p.th[/URL] [/img] Ola pessoal, minha foto tem ângulos retos nas pontas laterais, também tem outros ângulos no lado de dentro da janela e muitos outros, podem observar Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation

PARECER DO PROFESSOR.

Legal Gustavo, agora vamos aguardar os colegas postarem!

M.B.
gustavo abner
gustavo abner

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty Re: TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE

Mensagem  Fernanda Zucolotto Sex Fev 10, 2012 10:35 am

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Foto0096 TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Foto0097

Olá Professor M. Brandão.
Vi muitos ângulos em sua roseira, principalmente agudos (menos de 90°) entre os galhos, achei muito interessante que podemos encontrar ângulos na natureza também. Com a fotografia do Gustavo, pude observar muitos ângulos retos em várias partes na janela.
Na minha foto número 1, podemos observar a ponta de um vaso de flores, ele forma um ângulo obtuso mais ou menos assim: _/.
Na minha foto número 2, podemos observar um porta retrato e em torno da fotografia há um ângulo reto (exatamente 90°).

Eu adorei fazer esse trabalho! Beijos, Fernanda Zucolotto.

PARECER DO PROFESSOR

Fernanda,

Fico feliz por saber que você gostou de fazer esse trabalho, espero que goste dos outros também. (RS) Sei que mesmo que não fosse gostando você o faria por compromiso com suas obrigações, já deu para notar a sua responsabilidade, mas quando a nossa obrigação se torna prazerosa eis que encontramos a felicidade. O segredo da felicidade é fazer do dever PRAZER.

BEIJOS,

Prof. M. Brandão

P.S.: Vamos incentivar os nossos colegas a postarem também.

Fernanda Zucolotto

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/02/2012

http://www.meianoiteequinze.com

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty Re: TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE

Mensagem  henrique veraldi Sex Fev 10, 2012 1:36 pm

[img:72cc]https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/717/dsc0000077y.jpg/]TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Dsc0000077y.th[/URL] [/img]

Olá professor!
Você está fazendo um bom trabalho como professor
os ângulos são todos retos! Exclamation Exclamation

PARECER DO PROFESSOR

Olá Henrique,
Obrigado pela declaração acerca do meu trabalho, você enquanto aluno também está fazendo a sua parte bem feita, sem o que pouco adianta o meu trabalho. Quanto a sua foto legal, só faltou comentar a foto de outro colega. Se possível faça isso! e vamos incentivar a participação dos outros.

Prof. M. Brandão

henrique veraldi

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty Erro na indicação dos GRAUS da rota derruba avião na Amazônia Brasileira

Mensagem  Prof.Brandão Qua Fev 22, 2012 6:38 am

Caros alunos,

Estamos trabalhando ângulos, já fizemos uma investigação acerca da prsençã dos ângulos na Natureza e na cultura. Já comentei em sala a importância dos ângulos na navegação aérea e marítma. Agora estou postando o relato de um acidente aéreo, para que vocês leiam e façam seus cometários à luz do estudo de matemática em especial de ângulos.

A vida e a morte por uma VÍERGULA. Veja o GRAU de importância da Matemática
TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE 1TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Main_image1


Você também pode ler esse texto em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Varig_254
Ou ainda em:
http://avioesecia.blogspot.com/2010/11/acidentes-da-varig-voo-254.html



Em 3 de setembro de 1989, um domingo, o Boeing 737-200 prefixo PP-VMK da companhia aérea brasileira Varig, voo Varig RG-254, que ia de Marabá para Belém, não chegou ao seu destino. Após cometer um erro de navegação ao decolar de Marabá,o comandante voou durante mais de tres horas sem saber onde estava[1]. Ao acabar o combustível, o piloto teve que realizar um pouso forçado às 21h06min (hora local), em plena floresta amazônica, próximo a São José do Xingu, no Mato Grosso. Na aterrissagem, o impacto do avião contra as árvores causou a morte de 12 ocupantes e ferimentos em outros 42 ficaram feridos.

O comandante do voo era o piloto Cézar Augusto Padula Garcez, 32 anos na época, que programou o rumo errado, devido a um problema relacionado à notação utilizada no plano de voo que lhe foi fornecido pela companhia aérea. No plano, estava grafado rumo 0270, significando 027,0 graus. A companhia aérea fornecia o mesmo tipo de plano de voo para as aeronaves que usavam proas com decimais e as que usavam apenas o valor inteiro da proa. Apesar desta particularidade ser informada aos pilotos nos treinamentos da companhia aérea, o valor expresso no plano de voo 0270 foi interpretado pelo comandante como sendo 270°. Este erro de interpretação significa trocar a direção aproximada do norte (27°) pelo rumo oeste (270°). Uma simples consulta ao mapa, ou mera noção geográfica, poderia ter chamado a atenção do piloto ou do co-piloto, mas não foi o caso. Após a decolagem, às 17h45min, o piloto automático comandou uma longa curva de 158° para a esquerda, no lugar de uma correção de rumo de 41° (também para a esquerda), padrão para a rota Marabá-Belém, sem que a tripulação se desse conta. Na aproximação para o pouso, a cidade de Belém não foi avistada. Após uma série de tentativas desastradas de localizar-se, e não tendo pedido ajuda pelo canal de rádio de alta frequência, o piloto finalmente viu-se sem combustível sobre a selva, tendo que executar um pouso forçado. A tragédia ficou conhecida no meio aeronáutico como o "acidente do comandante Garcez".
Momentos antes do acidente

Últimas gravaçôes registradas na caixa-preta:

Comandante Garcez: - Senhoras e Senhores, é o comandante quem vos fala. Tivemos uma pane de desorientação dos nossos sistemas de bússola. Estamos com o nosso combustível já no final ainda com 15 minutos. Pedimos a todos que mantenham a calma porque uma situação como essa é difícil de acontecer. Deixamos a todos com a esperança de que isso não passe de apenas um susto para todos nós. Pela atenção muito obrigado e que todos tenham um bom final.

Piloto em terra: - Ô Garcez, você não conseguiu ir pra Belém por quê?

Comandante Garcez: - Não, é que eu não tinha a indicação de Belém. A bússola 'tava' com outra proa e a gente foi... Ficou andando entre Belém e Marabá e não conseguiu chegar a lugar nenhum agora tá indo para Marabá e não tem mais combustível pra ir pra lugar nenhum, entendeu?... Oh, o motor 1 acabou de parar (Som do alarme da cabine)... A gente vai ter que descer agora... Eu não vou poder falar que a gente vai se preparar para o pouso, ok? Atenção tripulação, preparar para o pouso forçado.[justify]
Prof.Brandão
Prof.Brandão

Mensagens : 63
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 47
Localização : Viradouro - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty Re: TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE

Mensagem  Laura Zolin Seg Fev 27, 2012 5:26 pm

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE GEDC0757 TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Essa+2

Olá professor M. Brandão.
Também consegui ver vários ângulos entre os galhos da roseira, principalmente agudos, acho os ângulos muito importantes, porque se não tudo seria torto, e também achei muito interessante a quantidade de ângulos que existem na natureza.
Estas fotos eu tirei do meu portão, e os dois ângulos são agudos.
Adorei fazer o trabalho,
Laura.


PARECER DO PROFESSOR,

Valeu Laura. Legal, é isso aí.

Prof. Manoel Brandão

Laura Zolin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 24
Localização : Viradouro - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty Criando Rotas - Trabalho enunciado na página 173 da apostila 01

Mensagem  Prof.Brandão Qua Mar 07, 2012 6:33 pm

Olá Carlos e demais alunos.

Vocês devem abrir a apostila na página 173 e resolver em folha separada (Para me entregar) os exercícios 04 e 05. Alem de desenhar a rota é necessário que descrevê-la, isto é: Criar uma história fictícia que determine a rota que você vai desenhar. Para fazer tal descrição vocês podem, seguir o exemplo das descrições dos exercícios 01 e 02 da página 172.

Qualquer dúvida falaremos pessoalmente.

Atenciosamente,

Manoel Brandão
Prof.Brandão
Prof.Brandão

Mensagens : 63
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 47
Localização : Viradouro - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DE APRENDIZAGEM

Mensagem  Prof.Brandão Sáb Mar 17, 2012 2:22 pm

COLÉGIO Alpha – COC - Viradouro
LISTA DE RECUPERAÇÃO PARALELA DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DA PROVA III DE MATEMÁTICA COC 2012
Prof. Manoel Brandão
Caros alunos,
Como foi possível perceber através da prova III, restaram algumas dúvidas em cálculos com ângulos. Durante a socialização da prova em sala de aula, nós revisamos a matéria e agora vamos novamente verificar se a aprendizagem se concretizou. Já vos disse e repito: Nossa preocupação não deve ser com notas, mas sim com aprendizagem. Mesmo assim essa lista poderá acrescentar até 3 pontos na nota da referida prova e acrescentar importantes saberes ao seu cérebro. Resolvam as questões em duas vias. Uma no caderno, para ficar covosco e outra, em folha separada para me entreguem em forma de trabalho no dia 27/03/2012. Após esta data as respostas serão disponibilizadas em nosso fórum para que cada um faça a correção de seus exercícios o que também será feito pelo professor na folha que lhe será entregue.
Bons estudos e boa recuperação para todos
OBS.: Recomendo aos alunos que tiraram nota máxima que também resolvam os exercícios afim de se aprimorarem ainda mais.

1) Efetue as operações indicadas e quando possível faça as devidas simplificações
a) 13° 12’ + 41° 10’ 20”

b) 35° 20’ - 10° 15’ 30”

c) 90° - 37° 40’ 20”

d) 34º 51’ 12” +12º 10’ 50”

e) 50º 19’ x 2

f) 10º 24’ 45” x 4

g) 27º 36’ 33” ÷ 3

h) 41º 50’ 14” ÷ 2

i) 180º - 54º 12’ 49”


j) 2º 55’ 30” x 5

RESPOSTAS COMENTADAS


1) Efetue as operações indicadas:
a) 13° 12’ + 41° 10’ 20”

observação: fazer as simplificações.
13° 11’ 60” 80” ÷ 60 = 1’ 20”
+ 41° 10’ 20”
54° 21’ 80”
+ 1’ 20”
54° 22’ 20”


b) 35° 20’ - 10° 15’ 30”
35° 19’ 60”
- 10° 15’ 30”
25° 4’ 30”




c) 90° - 37° 40’ 20”

89° 59’ 60”
- 37° 40’ 20”
52° 19’ 40”

d) 34º 51’ 12” SIMPLIFICAÇÃO:
+12º 10’ 50” 62” ÷ 60 = 1’ 2”
46º 61’ 62” SOMAR:
61’ + 1’ = 62”
COMO NOVAMENTE PASSOU DE 60, você deve dividir por 60 e o resultado
será 1° 2’, assim você desta vez deverá somar o 1° com 46º (46° + 1°= 47º),
para obter : 47º 2’ 2”

e) 50º 19’
x 2
100º 38’

f) 10º 24’ 45” Simplificação:
x 4 180” ÷ 60= 3’
40º 96’ 180” 96’ + 3’ = 99’
99’ ÷ 60 = 1º 39’
SOMANDO:
40º + 1º = 41º
RESPOSTA: 41º 39’

g) 27º 36’ 33” ÷ 3
0 9º 12’ 11”


h) 41º 50’ 14” ÷ 2
1º 20º
OBSERVAÇÃO: SOBRANDO RESTO, VOCÊ DEVERÁ TRANSFORMAR DE GRAU PARA MINUTO (1º = 60’)
E SOMAR 60’ + 50’=110’
CONTINUAR DA SEGUINTE FORMA:

41º 110’ 14” ÷ 2
0° 0’ 0” 20º 55’ 7”

i) 180º
- 54º 12’ 49”

OBSERVAÇÃO: ANTES DA RESOLUÇÃO DA SUBTRAÇÃO VOCÊ DEVERÁ TRANSFORMAR O 180º
EM MINUTOS E SEGUNDOS; 180º = 179º
1º = 60’ QUE SERÁ TRANSFORMADO EM SEGUNDOS; QUE FICARÁ 59’
1’ = 60” .
DEPOIS DESTAS TRANSFORMAÇÕES VOCÊ FARÁ A SUBTRAÇÃO;




179º 59’ 60”
- 54º 12’ 49”
125º 47’ 11”

j) 2º 55’ 30” SIMPLIFICAÇÃO:
x 5 150” ÷ 60= 2’ 30”
10º 275’ 150” 275’ + 2’ = 277’
277’ ÷ 60= 4° 37’
10° + 4° = 14°
RESPOSTA:
14° 37’ 30”





Prof.Brandão
Prof.Brandão

Mensagens : 63
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 47
Localização : Viradouro - SP

Ir para o topo Ir para baixo

TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE Empty Re: TRABALHOS E PESQUISAS 7º ANO COC - 2012 - 1º BIMESTRE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos